24 de agosto 2020

Como dar uma cara profissional pro seu Instagram

"Isso não tá com cara de amador?"

Que atire a primeira pedra o maquiador que quando decidiu usar o Instagram como vitrine para postar seu trabalho nunca se perguntou: “Isso não está com cara de amador?” 

Acredito que todas nós já passamos por isso em algum momento. E por isso esse post é especialmente pra você que quer dar uma cara profissional para as suas fotos e redes sociais. 

Estética
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Quando a gente fala sobre algo visual “ter uma cara profissional” estamos falando sobre estética. Sobre como os elementos, cores, estilo se harmonizam e conversam entre si. Seja numa única foto, quanto entre as fotos do feed. 

Alguns profissionais de beleza terão mais facilidade para encontrar e desenvolver uma estética nas suas redes, mas não se preocupe, mesmo que não seja o seu caso, dá pra aprender. 

A sua estética é alto construído ao longo da sua carreira ela pode ir evoluindo para mostrar mais e mais quem você é como artista. Mas é muito importante que ela seja intencional. Nada nas imagens que você posta deve ser por acaso, afinal, cada elemento ali fala sobre você e o seu trabalho. 

Isso incluí duas vias que muitas vezes irão se cruzar: como você apresenta o seu trabalho e como você se apresenta quando mostra o seu trabalho. 

Tratamento de foto
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Muitas vezes você vai tirar fotos que não mostram a sua maquiagem da forma como o seu olho está lendo aquele trabalho. Tratar suas fotos é um dos passos para deixar seu trabalho com cara mais profissional. 

Faz parte do seu trabalho como maquiador cuidar dessa parte visual e se certificar que as suas fotos estão valorizando o seu trabalho e não te derrubando. 

Aqui não estamos dizendo para você encher suas fotos de filtro e deixar todas iguais, mas ter o cuidado de saber mostrar para o mundo como a sua maquiagem é e não como o seu smartphone captou naquela foto antes do tratamento.

Luz 
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Quando estamos falando de foto, estamos falando de luz. E luz é tudo na vida de qualquer profissional da beleza. É o que separa as meninas das mulheres. 

Geralmente, falta de luz ou a luz errada passa uma mensagem de amadorismo. 

Procure a luz para tirar as suas fotos. A luz natural vindo de uma janela (sem ser um sol batendo) geralmente é a melhor. Ajuste a luz que não ficou perfeita no tratamento da sua foto.

Enquadramento
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Como você posiciona a foto, o ângulo, o enquadramento, quanto está mostrando da maquiagem e o quanto está mostrando de fundo? 

Não existe necessariamente resposta certa ou errada aqui. Tudo depende da intenção. Diferentes trabalhos pedirão propostas diferentes, fotos diferentes, ângulos diferentes. Mas mais uma vez, o importante é que tenham sido escolhas intencionais. E não “o que deu pra fazer”?

Sabe aquela maquiadora que você admira e reconhece de longe uma foto do trabalho, mesmo sem ter visto o nome? Esse deve ser seu objetivo. Crie seus estilos, sua forma de contar a história daquela maquiagem visualmente. 

Sua imagem pessoal

Outro ponto que é básico, mas pode passar batido: como você se apresenta no seu Instagram?

E aqui não estamos falando que você precisa aparecer montada todo dia no stories, mas pra te lembrar que é você quem decide quando aparecer ou não e o tanto de exposição quer ter. 

Como guia você pode se perguntar: “Se isso é trabalho, eu me apresentaria assim pra um trabalho?” “Está tudo bem e eu estou passando a mensagem que eu quero caso minhas clientes me vejam desse jeito?” 

Se está tudo bem, faz parte da sua personalidade e do que você quer mostrar para o mundo, vá em frente. Se depois de uma análise você percebe que a forma como você se mostra não está alinhada com o seu planejamento, das duas uma, ou você deve mudar como se apresenta, ou ajustar o seu planejamento. 

E quando falamos de imagem não estamos falando só da sua imagem física mesmo, composta de maquiagem, cabelo, roupas etc. mas estamos falando também na imagem que você constrói na cabeça de sua cliente com o que você fala, defende, critica e se posiciona.

E de novo, não significa que você precisa ter uma opinião e comentar sobre absolutamente tudo, mas você pode e deve sobre os assuntos que te interessam, que você estuda e que fazem sentido na sua vida. E eles podem ou não estar relacionados com maquiagem, desde que você entenda que eles possam de alguma forma conectar e ajudar a sua audiência. 

Consistência
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Acredite, quando a gente fala de redes sociais, mais vale que poucas ideias e ações com consistência, do que a melhor ideia e plano do mundo executado uma vez. 

Não adianta você passar dias pensando em estética, tratando uma única foto, planejando os assuntos que você pode abordar… e fazer isso por uma semana e sumir de novo. 

Até porque é justamente a consistência que mostra que aquela movimentação é um trabalho. Se você posta no seu feed uma única foto bonita, bem tratada… o que aquilo diz sobre você? 

Uma ou poucas fotos não diz nada. A sua audiência vai ter dar credibilidade quando entrar no seu feed e ver a consistência do seu trabalho. 

Outra coisa é a consistência da sua estética. Como dissemos antes, é super natural que com o tempo a sua estética vá mudando conforme a sua evolução como maquiadora. Mas quando ela muda a cada foto pode passar muito amadorismo e insegurança. Afinal, como a sua cliente pode ter ideia do que esperar de você? 

Quando você cria uma sequência de fotos que têm elementos em comum, seja o tipo de luz, o enquadramento, as cores, o formato… tudo isso vai criando e reforçando a sua imagem como profissional para a sua cliente. 

Marcas registradas
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Outra forma de não passar despercebida no feed do Insta é criar as suas marcas registradas. E isso não significa ser ultra criativa ou reinventar a roda, mas reforçar fazendo com consistência algo que funciona pra você dentro do contexto dos seus trabalhos.

Por exemplo, você gosta de fazer e recebe bons feedbacks sobre postar fotos de antes e depois? Pode ser uma linha de conteúdo interessante a seguir. 

Você também pode ter marcas registradas na sua maquiagem. Por exemplo, a @nikki_makeup que faz uma sobrancelha inconfundível e reconhecível a quilômetros.

Outra é a @miaconnor que adora abusar do iluminador e fez isso uma assinatura. Isso faz com que quando você veja uma foto assim, saiba na hora que é um trabalho dela ou alguém que se inspira no estilo dela. 

Com testes, vendo o que funciona ou não, com o que você se identifica e o que te representa como maquiadora você vai criando o seu estilo, qual é a sua linguagem dentro da maquiagem. 

Esses são assuntos que destrinchamos dentro do curso O Business da Maquiagem.

Descobrir e ser fiel à sua linguagem é a base e faz com que toda a sua comunicação faça sentido. Afinal o seu Instagram ou qualquer outra mídia que você usar terá como objetivo mostrar quem você é como maquiadora. 


Para que o seu Instagram tenha uma cara profissional, você deve se profissionalizar. Você deve tratá-lo como parte da sua profissão, com compromisso, estratégia e levando a sério.

É ter um olhar distanciado para ver o que está funcionando ou não.

É pegar referências de profissionais que você gosta e analisar o que essas pessoas fazem, como é esse conteúdo e como você pode aplicar algo parecido na sua conta.

Sem ser cópia barata, mas do seu jeito, dentro da sua realidade. 

Vem ver o vídeo dessa semana que fizemos para te ajudar nessa processo.



Um beijo!
@profissão.maquiador