19 Abr 2020

Como ter ideias do que postar no Instagram

5 passos fundamentais para saber o que postar no Instagram

Se você é uma maquiadora que já cria ou quer criar conteúdos para divulgar o seu trabalho no Instagram, é muito provável que já tenha se perguntado, ou se pergunte o tempo todo: “Mas o que postar” “Como ter ideias para posts interessantes?” “Mas será que eu tenho algo a acrescentar?” 

 

Fique tranquila, você não está sozinha. Essas são dúvidas válidas e muito pertinentes.   

Por isso, nós decidimos trazer pra você 5 passos fundamentais pra você ter ideias do que postar no instagram 

 

E claro, postar conteúdos interessantes, que serão úteis para a sua cliente ou futura cliente. Afinal, se fosse pra postar por postar seria o seu instagram pessoal, aqui estamos falando do instagram do seu business. E, neste caso, é fundamental ter esse cuidado de pensar no que os conteúdos que você posta estão falando sobre você, seus serviços, o que você defende ou repudia…  

 

Além disso, neste post cobriremos como criar consistência. Porque uma ideia genial, todo mundo tem. O desafio é estar presente faça chuva ou faça sol, uma semana sim e outra também de forma relevante, para construir a imagem de autoridade em maquiagem que você quer passar pra sua cliente.  

 

Então vamos lá!  

 

5 passos fundamentais para saber o que postar no Instagram:   

 

Tire esse sonho de produzir conteúdos só da sua cabeça, colocando em prática ainda hoje esses 5 passos fundamentais que levarão a sua voz para esse mundão através dos seus posts, lives, vídeos, stories ou no formato que você quiser.  

  1. 1. Comece 

Fale sobre o que você acredita  


Um dos grandes desafios para o maquiador é a sensação de todo mundo já falou tudo e não sobrou mais nada pra gente falar.  

Calma, essa é uma sensação natural. Somos inundadas de informação todos os dias, que vem de todos os lados e é normal ter esse sentimento de: “Mas pra que vou falar isso, se tem outros mil posts sobre o mesmo assunto?” 

 

Até a gente aqui no Profissão Maquiador não tem uma semana que não passa na nossa cabeça: “Pronto, agora falamos tudo. Acabou o assunto.” 

Mas sempre tem alguma coisa pra falar, uma dúvida nova, algum assunto que pode ser aprofundado.  

 

Pense uma coisa, tudo pode até já ter sido falado, mas não por você, não pelo seu ponto de vista. E essa é uma diferença fundamental.  

Você é uma pessoa única, com suas opiniões, com a sua experiência, suas referências, que vai fazer combinações totalmente diferentes. 

 

Se você for esperar por um assunto totalmente novo, você vai passar muito tempo procurando. Não deixe esse pensamento te parar.  

Principalmente quando você fala sobre o que você acredita, seja noiva, pele natural, pele mais carregada, maquiagem editorial… o mundo merece escutar a sua opinião.    

 

Quando você expõe a sua opinião pra sua cliente é a opinião de alguém que ela conhece e confia, ou que ela pretende confiar (contratando os serviços), que está mais perto da realidade dela, não está lá nos pedestais da marca, da modelo/maquiadora ultra famosa, blogueira que tem acesso ao que eu não tenho.  

 

Cada vez que você compartilha seus conhecimentos e o que você pensa, você está construindo o caminho de se transformar na referência e autoridade quando o assunto é maquiagem para a sua cliente. 

 

Se você já atende, você faz isso numa escala micro, conversando no 1 a 1, trocando ideias e opiniões sobre produtos, pele, maquiagem etc… o seu instagram é a plataforma que vai te permitir ampliar e levar a sua mensagem pra mais gente interessada no que você tem a dizer.  

 

  1. 2. Crie seus pilares de conteúdo 

Fale sobre o que você vende  

Quando você entende que você vai colocar a sua voz no mundo, o seu ponto de vista, a sua opinião, a segunda pergunta que provavelmente já deve estar pipocando na sua cabeça é: “Ok, vou dar a minha opinião… mas sobre o que???”.  

Afinal, maquiagem é um mundo à parte… e o excesso de opções pode te deixar completamente confusa e perdida.  

 

Nós seguimos o lema de que a falta de limite do que falar é inimigo da criatividade. Se você puder falar sobre qualquer coisa, você vai se pegar pensando: “Não tenho a mínima ideia sobre o que falar hoje.” Já quando você limita sobre o que você fala, você coloca um foco fica muito mais fácil procurar por temas e só de passar o olho decidir: “isso entra, isso não.”  

 

O princípio é simples, o que você vende guiará seus pilares de conteúdo. Como assim? Se como maquiadora você faz noivas e dá aulas de automaquiagem, os seus pilares fundamentais de conteúdos serão: Noivas e Automaquiagem. E você pode incluir outras coisas que façam sentido e você sinta que tem o que falar como por exemplo: produtos, marcas etc.  

 

Então, pra começar, faça uma lista de tudo o que você vende e essa lista é o seu ponto de partida - os seus pilares - de criação de conteúdo. É simples assim. Não precisa reinventar a roda. Não precisa fazer look do dia quando não é o que você curte e/ou o que bate com a sua potencial cliente.  


pilares da criacao de conteudo 

Se o seu conteúdo não tem nada a ver com o serviço que você vende, o tiro pode sair pela culatra… afastando ao invés de atrair a sua cliente.  

 

Esse princípio deve seguir, é claro, o passo número 1 que é falar a sua verdade, expor a sua opinião. Voltemos para o exemplo de noiva, existem infinitos conteúdos para falar sobre maquiagem para noivas… mas você vai falar aquilo que acredita, o que pensa, o que pratica… o que você quer que sua cliente saiba sobre o seu jeito de trabalhar, o seu estilo de maquiagem, antes mesmo de sentar na sua cadeira.  

 

Descobrir quem você é, o que acredita e como se expressa como maquiadora é fundamental, por isso no curso O Business da Maquiagem o primeiro módulo foi desenvolvido para descobrir quem você é como maquiadora. Porque enquanto nem você sabe quem é, será impossível passar essa verdade pro mundo.   

 

Esse é um processo que será sempre lapidado e permeará todo e qualquer conteúdo que você postar. Se você se expressa como maquiadora através da maquiagem natural - como a Laura - independente do assunto que você postar sempre passará por este filtro. Você não vai indicar uma base com uma cobertura super pesada, por exemplo, porque não passa pelo filtro da sua verdade.  

 

Crie conteúdos sobre o que você vende, deixando transparecer a sua verdade e seus conteúdos nunca serão “só mais um” na internet.  

 

  1. 3. Olhe para as conversas que você já teve 

Fale sobre as dúvidas das clientes 

Com os seus pilares de conteúdo você escolheu as “grandes categorias”, agora você vai precisar popular essas categorias com temas específicos pra cada conteúdo. E o melhor lugar pra você começar a reunir temas para seus posts é recorrer para as conversas da vida real. Se você já atende, comece a prestar muita atenção nos seus atendimentos e tente se lembrar das conversas que teve com suas clientes. As perguntas que suas clientes fazem é a coisa mais rica que você tem pra levar de conteúdo pro seu instagram, pro seu blog, youtube ou qualquer plataforma que você deseje expressar seu ponto de vista.  

A sua cliente é alguém que já pagou pelos seus serviços, então ela já é comprovadamente alguém que tem interesse no que você vende. E a dúvida dela pode ser a dúvida de suas clientes em potencial e isso é ouro.  

 

Clientes perguntam sobre técnica, sobre produtos, estilo… além de suas clientes, preste atenção em todos à sua volta que te enxergam como uma referência em maquiagem como seus familiares e amigas.  

 

Crie um bloco de notas, uma tabela, tenha uma agenda física… o que for mais fácil pra você, e já anotando essas perguntas. Uma dúvida que pra você é muito simples, pra sua cliente não é. “Será que vale a pena comprar a marca tal de sombra na farmácia?” pode ser a dúvida de muita gente. E a partir do momento que você fala “sim” ou “não” e explica o porquê, você está ganhando muitos pontos com a pessoa que talvez já estava pensando em agendar seus serviços. Porque esse conteúdo mostra pra ela o quanto você é útil, antes mesmo dela gastar R$1 com você.   

 

Não caia na besteira de pensar: “Ah, todo mundo já deve saber isso…”. Apesar de sua cliente já chegar cheia de informação, ela ainda está cheia de dúvidas. E um conteúdo seu ser o que faz ela economizar uma grana num produto que não vale a pena, ou ficar felizona de fazer um investimento certo… e a cada vez que ela usar aquele produto ela vai se lembrar de você. Quem fica feliz, compartilha… logo ela vai estar comentando de você com as amigas… percebe a bola de neve do bem que você está criando? 

 

  1. 4. Pesquise na internet 

Fale sobre o que sua cliente potencial está procurando 

Se você ainda não atende, ou sente que já esgotou as dúvidas de clientes, amigas e parentes, é hora de você olhar pra fora. Já para a nossa amada internet. Google, fóruns, grupos, sites e blogs grandes sobre maquiagem.  

 

Por exemplo, eu atendo noivas e sei (perguntando) que basicamente 100% delas lêem dois blogs bem grandes de casamento aqui na Irlanda. Daí isso é uma fonte de referência de conteúdos para mim com as noivas. Afinal, se elas estão ali consumindo conteúdo, é porque eles estão falando coisas que interessam uma noiva na preparação de seu casamento. Claro, não é pra copiar conteúdo. Não caia nessa besteira. Afinal, tudo o que estamos falando até agora é sobre colocar a sua voz no mundo. E quando você copia fica tão na cara… e não bate com o que você realmente deseja falar. 

 

Aproveite os temas… por exemplo, se um post muito popular é sobre “maquiagem de noiva para o verão 2020”, você pode trazer a sua opinião e referências sobre o assunto. O que você está fazendo, o que anda pesquisando e estudando pra trazer para sua noiva que casarão este ano?  

 

Lembre-se que tudo pode já ter sido falado, mas não foi falado por você. Quando você mostra o que você pensa, pode ser o que faltava para fazer uma cliente que estava em dúvida entre dois profissionais, decidir por você. E quando uma pessoa vem após consumir o seu conteúdo, ela já se conectou tanto com você que preço é só um mero detalhe. 

 

  1. 5. Seja consistente 

Fale até se tornar relevante  

 

Se você não começar, você nunca vai saber os frutos que você poderá colher com seus posts. Mas só começar não é suficiente. Produção de conteúdo - assim como quase nada na vida - acontece do dia pra noite.  

 

Tudo o que falamos até agora foi justamente pra te dar as bases de criar consistência. Leve o seu instagram a sério. Ele faz parte da sua estratégia de posicionamento, de divulgação, é parte do seu business. E se é business, não pode ser algo que depende de uma grande ideia ou do dia que está se sentindo inspirada.  

 

Se você for consistente por seis meses já estará passando na frente de muitas outras que não se comprometem e desistem antes disso. Mas foque no longo prazo. Não se baseie em likes, não é este o objetivo com suas postagens. Você bater fundo em 50 pessoas por mês pode fazer a diferença total em sua carreira. É possível, não estamos falando que é fácil… mas você tem toda a capacidade do mundo ir lá e fazer.  

 

É na prática que você coloca seu pé na água, testa o que dá certo ou não para o seu público, os formatos que você se sente mais confortável e dá mais retorno, começa a receber inbox com dúvidas que se transformarão em novos conteúdos.  

 

Quando você faz, você está indo para o campo de batalha. 

Uma vez um mentor perguntou para seu aluno:  

“Você contrataria uma pessoa média com algum resultado, ou alguém sem resultado, mas com muito potencial?” 

O aluno respondeu: “O com muito potencial.” 

“Errado, o mentor explicou, potencial não realizado todos nós temos. E ele não serve pra nada. O médio, tendo consistência, pode realizar muito mais.” 

 

Comece pequeno. Se você fizer apenas dois posts por semana, já serão 104 posts em um ano. Quando você estiver confortável, aumente para 3… faça um vídeo… mas comece. Comece pelo primeiro. Comece hoje.  

 

Provavelmente a forma mais fácil de começar seja colocando as fotos do seu trabalho no feed e expressando sua opinião sobre algum assunto (dentro dos seus pilares) na legenda. Depois você pode começar a gravar stories. O próximo passo é gravar um vídeo inteiro para o IGTV e/ou Youtube. Já aumentando aos poucos a sua exposição, para não se colocar numa posição tão desconfortável de uma vez. Senão você vai conseguir fazer uma vez, duas... mas não conseguirá criar consistência em algo que te deixa totalmente desconfortável.  

 

A cada semana vai ficar mais fácil, você vai perdendo o medo, vai testando formatos, vai pegando o jeito da coisa, vai conversando com suas clientes, vai criando um hábito. 

Se você realmente quer crescer na sua carreira, você precisa mostrar para o mundo quem você é e para o que você veio.

Se você quiser se aprofundar ainda mais, nos temos um video onde falamos mais a fundo como ter ideias para postar no Instagram especifico para maquiadores. 





Boa sorte e conte o Profissão Maquiador neste caminho.  

 

 

PS 1: se você tem vergonha de parentes e conhecidos, simplesmente bloqueie eles do seu instagram profissional. A conversa que acontece ali é pra eles ou com eles. As pessoas da sua vida que não têm a ver com o seu universo de maquiagem não precisam saber  sobre os conteúdos que você está criando, até o momento que você decidir compartilhar com elas. E está tudo bem.   

 

PS 2: não espere unanimidade. Transmitir sua mensagem para mais pessoas, significa dar acesso a pessoas com opiniões diferentes da sua. Viva a diversidade. E está tudo bem também. Claro, é o seu espaço e não permita ser ofendida ou qualquer coisa parecida. A opinião do outro, é do outro. Ela não diz nada sobre você. Alimente discussões saudáveis onde houver espaço. Isso faz você ganhar ainda mais pontos com quem se conecta com você.  


Por Laura Devides