21 de junho de 2020

Como aumentar sua confiança como maquiadora

Então quando você não tem coragem de mostrar quem você é, o seu talento e o seu potencial, o mundo perde a oportunidade de conhecer tudo o que você pode oferecer. E você se impede de ter os resultados e chegar onde sempre sonhou.

Um problema que observamos com muita frequência nas conversas que temos com os maquiadores que acompanham o Profissão Maquiador é a falta de confiança.

Profissionais que não têm coragem de colocar a cara no sol, mostrar suas opiniões, mostrar sua maquiagem. 

E nos perguntamos muito de onde vem toda essa falta de confiança. Porque tudo começa a acontecer a partir do momento que você começa a se mostrar.

Então quando você não tem coragem de mostrar quem você é, o seu talento e o seu potencial, o mundo perde a oportunidade de conhecer tudo o que você pode oferecer. E você se impede de ter os resultados e chegar onde sempre sonhou.  

Então neste post trazemos dicas práticas para você começar a aumentar a sua confiança como maquiadora a partir de hoje. 


1. Pare de se comparar

Você não é “os outros”

Você não tem a mesma história que nenhuma outra pessoa. 

Não começou do mesmo lugar. 

Não quer chegar ao mesmo lugar. 

Ao mesmo tempo que não sabe o que tem por trás do sucesso de outra pessoa. 

Quais foram os fracassos, caminhos ou se tudo o que é mostrado é a verdade completa (e nunca é). 

Então porque comparar o seu caminho com o de outra pessoa? 

Comparar-se não é justo com você e nem com o profissional com quem você está se comparando. 

Ninguém tem nada a ganhar nesse tipo de situação. Porque você só tem como saber e ter o mínimo controle sobre o que você faz. Sobre o que você estuda. Sobre as decisões que você toma. 

Você já ouviu falar na frase: “Não compare seus bastidores com o palco de outra pessoa?”. É bem isso. Quando você compara sua vida com o que alguém mostra no instagram ou numa entrevista, é a receita da frustração.

Pense o que pensaria alguém que só visse o seu insta. Ela saberia dos perrengues que você passa? Ou é só foto linda, parecendo que tudo aconteceu de forma mágica


2. Ter referência não é se punir

Olhar para quem admira pra se inspirar e melhorar
undefined
Muita gente confunde "comparação" com "referência".

“Ah, mas como eu vou entender se minha maquiagem é boa ou não?”


É claro que é muito importante ter referências, ter senso de estética e beleza, olhar para o trabalho de quem você gosta e para o seu e entender onde você pode melhorar.

É natural e saudável esse olhar de buscar o melhor.

O que pode ser frustrante é olhar e pensar: 

Nunca vou chegar lá...” 

“Não tenho esse talento”
“Como ter coragem de mostrar minha maquiagem depois de ver isso?”

Não perca seu tempo pensando o quanto a outra pessoa está se dando bem e você não. 

O quanto é mais fácil pra ela. 

O quanto você queria ter o sucesso dela e não tem. 

Isso é um veneno que você vai atrás, toma e espera que a outra pessoa morra. Isso não apenas não te leva pra frente, mas te puxa para lugares negativos, que podem te fazer desistir e se frustrar muito. 

“Seja você mesmo. Todos os outros já existem.” Essa frase do autor Oscar Wilde resume tudo. 

Nós temos a ilusão que buscar copiar o que já deu certo é o caminho do sucesso. 

Mas a gente só tem chance de ser ótimo em ser nós mesma. No máximo, seremos uma cópia imperfeita do outro faz, é ou se posiciona. 

Só você tem o seu passado, a sua história e chegou onde está por todo o caminho que percorreu e toda a bagagem que acumulou com você. 

Quando você tenta ser ou fazer o que o outro faz, você ignora, tenta anular quem você é, e tudo o que te trouxe até aqui. 


3. Mais perdida que cega em tiroteio 

Identifique se está no caminho certo
undefined
Outro fator que pode minar a sua confiança como maquiadora é a incerteza de estar no caminho certo. Essa é uma dúvida que pode acontecer com qualquer maquiadora em diversos momentos da sua carreira.


E como saber se você está no caminho certo?

Pra te ajudar nessa tarefa, nós desenvolvemos o Mapa de Avaliação de Carreira. Ele é um teste onde você irá avaliar vários pontos cruciais da sua carreira. Com a pontuação você terá uma visão muito clara de onde está colocando bastante energia e onde está faltando foco. Ele serve como uma bússola para que você possa identificar se está indo para o caminho que você deseja ou não. 

E veja bem que aqui usamos a palavra bússola, e não foi à toa. A bússola indica o caminho, mas quem decide se vai segui-lo ou não, é você. Não temos controle de tudo, mas sobre o que temos, temos a responsabilidade de assumir o protagonismo e sair do papel de vítima.

Você vai escolher o caminho que deseja seguir, os objetivos que quer alcançar e o que precisa fazer para chegar lá. Ninguém pode fazer isso por você.  Coloque-se no centro dos seus objetivos, das suas vontades, dos seus sonhos.

Eles são seus, então vá buscá-los!

No Mapa de Avaliação de Carreira mostramos as diversas áreas que você deve investir para ter uma carreira de sucesso (dica: técnica é só uma delas).

Fazendo o teste você consegue identificar todas essas áreas e arregaçar as mangas pra trabalhar pelo que falta, mas de uma forma muito mais assertiva. 

O material é 100% grátis e você pode baixar aqui.


4. Será que sou boa?

Atendimento não é só técnica
undefined

É claro que uma maquiadora deve ser boa naquilo que faz para ter sucesso. E claro que ter dúvidas sobre isso faz nossa confiança ir lá para baixo.

Fato, você precisa treinar sua técnica e se capacitar para fazer uma maquiagem do início ao fim e ter um resultado melhor do que sua cliente faria sozinha. 

Mas para ter confiança em um atendimento, você precisa treinar muito mais do que técnica.

Sua experiência de atendimento começa quando sua cliente te descobre, a forma que entra em contato, fecha o serviço, o momento que passa pela porta e tudo o que segue. 

Então não pense que ganhar confiança para o atendimento é só praticar técnica. E aí quando você não tem clientes ou modelos, não tem nada que você possa fazer.

Não poderia ter engano maior do que esse. Para construir a imagem da maquiadora que você deseja ser, você deve aproveitar cada momento que não está maquiando para trabalhar todos os outros aspectos do seu negócio de maquiagem. 

E momentos de crise, pandemia, baixa de clientes são ideais para que você trabalhe de casa e se prepare para o próximo ciclo de abundância.

Você não deixa de maquiadora porque está em casa sem clientes. Muito pelo contrário. É justamente nos bastidores que o lutador se prepara por anos, para às vezes terminar uma luta em menos de um minuto. 

Aproveite seu momento de bastidor. Ele vai te preparar e fará a diferença na sua confiança e - consequentemente - na sua carreira e sucesso profissional.  

Use o seu tempo com sabedoria.

O ditado diz que: “Cabeça vazia é oficina do diabo”. Quando estamos começando, ou em períodos de baixa de clientes, ficar ‘sem fazer nada’ pode ser um prato cheio para acabar ainda mais com a sua confiança e fazer a retomada ser muito mais difícil. Ocupe-se. Identifique os pontos do seu business que precisam ser trabalhos. E trabalhe.

Um pouquinho a cada dia, que seja. Mas não pare. Porque isso faz com que aquela vozinha na sua cabeça fale:

“Eu estou trabalhando na minha carreira. Eu estou progredindo. Eu estou fazendo algo por mim e pelo meu business.”


5. Maquiagem é visual

Tudo o que fala sobre o seu trabalho de ser belo
undefined

Eu sei, você sabe, sua cliente sabe. Maquiagem é visual. Trabalhamos com beleza, com detalhe, com individualidade.

E você dá tudo de si em cada maquiagem que faz, para ser a mais bela para o resultado que você deseja atingir. 

Mas e o restante dos seus materiais? Você tem esse mesmo cuidado?

- As suas fotos.

- Seu instagram. 

- Sua bio. 

- Seu portfólio. 

- Logomarca. 

- Site. 

- Media Kit. 

Tudo o que circunda o seu trabalho está falando o que sobre você como profissional?

Eles mostram a artista que você é?

Estão alinhados com o seu posicionamento?

Demonstram o seu cuidado e atenção aos detalhes?

As maquiadoras que mais se destacam têm em comum terem uma linguagem visual muito marcante e bem definida. E aqui não estamos de um bonito ‘que vai agradar todo mundo’. Ao contrário.

Os seus materiais devem ser coerentes e trazer o seu conceito de beleza. Como você se expressa. Se de uma forma mais natural, mais criativa ou mais dramática… tudo o que fala de você, também fala por você. 

Dessa forma, você consegue se aproximar de quem se identifica com essa linguagem, ou seja, as clientes que você quer maquiar. 

E esse é um ponto fundamental para a sua confiança. Porque quando você manda mensagens confusas e atrai a cliente errada, ela sai descontente… porque esperava uma coisa e recebeu outra. E você vai ficar chateada, se punindo por não estar fazendo a coisa certa. 

Já quando você trabalha a sua identidade visual para atrair a cliente certa, ela já vai com a expectativa certa. Ama o trabalho. Sai agradecendo e compartilhando a felicidade.  


6. Trabalhe-se como ser humano

Confiança vem com autoestima e amor próprio 
undefined


A gente pode passar mil técnicas de como ser mais confiante, mas a construção da nossa confiança passa pela nossa autoestima.

Não dá pra ser confiante no que você faz, se você não gosta de quem você é como pessoa.

Esse é um processo que começamos na nossa infância, passando pela adolescência e por tudo o que passamos e como interpretamos isso ao longo da vida. 

Particularmente as mulheres têm uma construção de autoestima muito desafiadora, já que nos impostos padrões impossíveis de alcançar durante toda a vida.

E pra encarar tudo isso, não tem fórmula mágica, você terá que olhar pra dentro de si mesma. 

Nós do Profissão Maquiador somos defensoras do autoconhecimento e da terapia. Existem várias linhas terapêuticas e profissionais são indivíduos, então pode levar mais de uma tentativa pra você encontrar um com o qual se identificará.

E nós sabemos que o custo de uma terapia pode não caber no orçamento de todo mundo, mas existem vários programas, principalmente nas universidades, quando os profissionais que estão se formando precisam fazer estágios e oferecem serviços gratuitos para a comunidade.

Além disso, muitos profissionais reservam uma parte de sua agenda pra fazer pro-bono. Ou seja, se você algo for muito importante pra você, arrume um jeito. Não uma desculpa. 

E claro, se você tem condições de pagar, pague. Esse é um investimento na sua saúde mental, nas suas relações (principalmente com você mesma) e, mesmo que indiretamente, também é um investimento na sua carreira. E você merece. Não é caro. Porque sua saúde mental não tem preço. 

Pra colocar a cara no sol precisa ter coragem mesmo. É vida perfeita no Instagram, é hater, é a internet que é essa terra de ninguém. E se conhecer e se cuidar com certeza te ajudará muito nessa missão de não perder a noção de quem você é e para o que veio. 

Outra técnica que pode ajudar muito é a meditação. Independente de crenças e ligações religiosas os espirituais, os benefícios da meditação já são cientificamente comprovados.

Parar, se observar e prestar atenção na sua respiração pode trazer resultados surpreendentes. Angústia, ansiedade, falta de paciência, agressividade, mudanças de humor repentinas, falta de perseverança… fazem parte do dia a dia da nossa sociedade sempre com pressa e que tudo precisaria já ter dado certo ontem.

Acordamos e vamos dormir dia após dia sem - literalmente - parar para respirar. E a meditação é exatamente isso. Uns minutinhos que fazem você se reconectar.

Quando você entende melhor o que anda passando pela sua cabeça, com certeza se sente mais confiante com as decisões que está tomando e com o caminho que está seguindo. 

E por aqui também somos entusiastas da aromaterapia, um método terapêutico que usa óleos essenciais para trazer o bem estar físico e emocional, inclusive reconhecido e incluído em tratamentos do SUS.

E o nosso óleo essencial preferido da alegria, autoestima e confiança é o óleo essencial de Bergamota. Uma gotinha no difusor pessoal ou algumas gotinhas no aromatizador de ambiente podem te trazer benefícios que vão muito além de um cheirinho gostoso. 

Decidimos trazer esses passos mais holísticos pra mostrar que não acreditamos em mágica, ou que uma pessoa se tornará super confiante da noite para o dia. É uma construção que se dá em diversas frentes.

Livros que você lê, conversas, relacionamentos… tudo pode estar contribuindo para você melhorar - ou piorar - o seu nível de confiança pessoal.

O importante é você estar atenta à importância que você passar segurança naquilo que você faz terá na sua carreira. 


O vídeo dessa semana conversamos a fundo sobre como aumentar sua confiança. Vem ver!



E você, como anda a sua confiança?

O que você faz para melhorá-la?

Tem alguma dica ou técnica que te ajudou?

Compartilha com a gente.  

Um beijo. ;)

@profissão.maquiador