26 de abril 2020

Mapa de Avaliação de Carreira

Você é metade maquiadora e a outra metade Business Woman


Quantas vezes você já se sentiu perdido? Sem saber muito bem pra onde está indo?

Ou mesmo, sabendo onde quer chegar, mas sem ideia se está seguindo o caminho certo que vai te levar até lá? 


Sem saber se os resultados ainda não apareceram porque precisa de mais tempo, ou simplesmente porque você está colocando energia demais no que traz resultado de menos?


Pois é, nós sabemos que a vida do maquiador pode ser diferente de muitas outras.

Vira e mexe bate aquela sensação de estar sozinho, de não ter pra quem perguntar ou pra onde recorrer quando se tem dúvidas. Não é como uma profissão institucionalizada, com faculdade, livros didáticos e roteiro padrão. 


E aí? Como saber se está no caminho certo?
undefined

Pense o seguinte, cada vez que você viaja de um Ponto A para um Ponto B - seja pra ir no bairro vizinho, pra outro estado, ou pra um país do outro lado do mundo - você só consegue chegar lá se souber o caminho.


Seja você, o motorista ou o piloto, vai precisar aprender o caminho através de um mapa, um GPS, uma rota… agora, porque com a sua carreira seria diferente? 

Você sabe onde quer chegar, mas sabe o caminho pra chegar lá? Ah, e - ao menos - tem clareza total de onde você está hoje? Seu Ponto A?


Se você não sabe pra onde está indo, é bem provável que nunca chegue lá. Até porque, você não vai nem saber onde é este tal “lá”. 

Mas se a você não consegue nem ao menos se localizar no mapa… aí realmente está perdida.

E se houvesse um mapa para a sua jornada?

Uma ferramenta de navegação para uma das viagens mais importantes da sua vida, a sua carreira?

É este tipo de pergunta que nos fazemos dia sim e outro também aqui no Profissão Maquiador, e pra respondê-la nós criamos o MAPA DE AVALIAÇÃO DE CARREIRA.
undefinedEssa é uma ferramenta que - como o nome já diz - será um mapa que vai te guiar em todo o seu percurso como maquiador profissional. 


O Mapa de Avaliação de Carreira estava guardado à sete chaves e poucos maquiadores tinham acesso à ele, mas para comemorar o aniversário de 1 ano do nosso canal no  Youtube nós decidimos compartilhar essa ferramenta incrível com você - maquiador - que está aqui conosco e deseja aprender como levar sua carreira para o próximo nível. 

     1. Como funciona o Mapa de Avaliação de Carreira:

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar a sua cópia 100% GRÁTIS AQUI!


Lá você encontra o Círculo Cromático de Habilidades que é uma ferramenta de gestão criada para o maquiador avaliar seu negócio a partir de um diagnóstico profundo dos pilares que regem a sua carreira. 
undefined

O Círculo Cromático de Habilidades é o que vai te ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos de uma maneira prática, rápida e precisa. Além disso, ele pode ser refeito várias vezes ao longo de sua carreira, facilitando o acompanhamento das mudanças do seu negócio.



O ideal é que você imprima o Mapa para conseguir preencher manualmente o  teste  um teste que criamos para você entender onde está e como direcionar os próximos passos da sua carreira, o nosso o objetivo é que você avalie sua situação atual, preenchendo cada tópico com a pontuação pertinente com o esforço e resultados que você está tendo em cada um deles.


Os pilares que estruturam uma carreira de sucesso estão dispostos no Círculo Cromático de Habilidades divididos entre as cores primárias, secundárias e terciárias:



  • Primárias:

  • Técnica - Você tem técnica suficiente? Sabe o suficiente para fazer um atendimento do começo ao fim? Ou ainda está bem no comecinho e só sabe maquiar bem a si mesma? 



  • Estilo de maquiagem - Quando você olha para seu trabalho você consegue identificar se ele está dentro de um estilo definido? Ou tem dias que sua maquiagem poderia ser para um casamento e outro dia poderia ser de caracterização de um filme?



  • Rede Social Profissional - Você tem perfis nas redes sociais apenas do seu negócio? Onde você só fala e posta sobre o seu trabalho? 



  • Secundárias:



  • Posicionamento - Você consegue se posicionar com clareza? As clientes sabem exatamente o que você faz, no que você é ótima e porque elas deveriam escolher você para aquele determinado trabalho? 



  • Fotos do seu Trabalho - Você tem fotos que mostram realmente como é o seu trabalho? Fotos que dá orgulho de dizer que aquela maquiagem foi você que fez? 



  • Portfólio - Você tem um lugar onde organizou as melhores fotografias do seu trabalho na forma de um portfólio?



  • Terciárias: 



  • Site - Você organizou suas melhores fotos em um site? Sim? Ele funciona? É responsivo para celular? Ele tá incrível? Dá orgulho de mostrar seu site para os outros?  



  • Agendamento Online - Seus clientes conseguem agendar com você pelo seu site? De forma rápida, completa e sem estresse, nem para você nem para elas? Deixando você livre para cuidar de outras questões importantes da sua carreira ao invés de ficar fazendo agenda? 



  • Propaganda - Você tem alcançado clientes novos todo mês? Faz propagandas online ou offline?



  • Finanças - Você sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta por mês e quanto pode reinvestir na sua carreira? Paga seus impostos? Está garantindo sua aposentadoria?  



  • Networking - Você conhece os players do seu mercado? Sabe quem são? E eles, sabem quem você é, e o que você faz

  • Ser Agenciado - Você é representado por uma agência? Leva jobs para ela e ela te passa outros? Eles cuidam da sua carreira e da sua logística, assim como cuidam da parte burocrática para você?


2. Por que isso me interessa?



Vamos lá, você conseguiu responder com total clareza todas as perguntas acima?

De 0 a 5, como você se auto avalia em cada uma das habilidades?

Vai ser incrível você ver os seus resultados e perceber em que ponto da sua carreira você está no momento.


Porque quando você entende quais são seus pontos fortes e fracos, é muito mais fácil ajustar a sua rota. Da mesma forma que fazemos quando perdemos uma saída numa viagem e o GPS avisa que devemos pegar o próximo retorno. 

     

  3O que fazer com meus resultados?

undefined

Ter clareza sobre todos os aspectos da sua carreira faz com que você entenda onde está e o que precisa fazer para chegar onde realmente deseja.

Nessa parte a gente pega na sua mão e te dá uma mentoria completa, com diagnóstico e lista do que você precisa fazer de acordo com os seus resultados. 

Quando falamos sobre o seu negócio de maquiagem, a ordem dos fatores pode - e muito - alterar os resultados. Então, se você perceber que está com pontuações altas na fase secundária, quando a primária ainda está rastejando, ou se já está se jogando na terciária, quando não deu conta de coisas básicas da secundária e primária, é hora de parar, analisar e ver se os seus esforços fazem sentido e estão te levando pra onde você quer chegar.


O importante é você saber que independente do seu resultado, só o fato de você investir este tempo precioso para pensar na sua carreira, já te coloca no caminho certo e na frente dos profissionais que não estão fazendo o mesmo que você. 


Além disso, o  Mapa de Carreira Avaliação de é como um organismo vivo, assim como você muda e evolui, você pode voltar nele de tempos em tempos pra entender novamente onde está e quais são os próximos passos. 


Ah, e se você atende em diferentes indústrias de maquiagem (por exemplo: maquiagem social, noiva e editorial) você pode preencher um Círculo Cromático de Habilidades para cada nicho de atuação. Já que necessidades diferentes, pedem ações diferentes. Afinal, você pode ter um portfólio e site lindos de noivas e nem ter começado a separar suas fotos de editoriais. 


Uma ferramenta com essa qualidade, desenvolvida exclusiva para maquiadores e DE GRAÇA, essa internet nunca viu antes! 

Aproveite e  baixe o seu agora mesmo!



No vídeo, a gente explica tim tim por tim tim, o que é e como funciona o Mapa de Avaliação de Carreira, além de contar algumas histórias de bastidores desse 1 ano de canal.

Boa sorte e conte com o Profissão Maquiador nessa trajetória!

Beijos,
Laura e Ana xx
@profissao.maquiador